quarta-feira, 29 de abril de 2015

Como Usar o Estilo de Cor do CorelDRAW na Criação de Harmonias Cromáticas (Fácil)

Organize seus gráfico com esse recurso muito versátil do CorelDRAW. Tenha mais rendimento, dinâmica e controle de seus gráficos.
O Designer Gráfico muitas vezes necessita trabalhar com o Estilo de cor, em ilustrações e página da web. Para manter um padrão de cor, que é muito importante, o CorelDRAW conta com um ótimo recurso de harmonia de cores.
O Estilo de cor  mantem a harmonia entre as diversas cores que se deseja aplicar a um determinado trabalho gráfico. E, auxilia quando for necessário modificar as cores contidas nos seus gráficos. O que é muito útil.
O Estilo de cor sem sombra de duvida facilita o trabalho do Designer Gráfico. Use este recurso para desenvolver seu trabalho gráfico e tenha uma dinâmica excelente. Aplique este recurso em seus trabalhos e aumente sua produtividade.

1° passo
Abra um novo documento no CorelDRAW: Clique em Arquivo/Novo. E crie alguns objetos para que seja fácil a visualização da harmonia de cores. Preencher os objetos que foram criados com o contraste que você precisa.


2° passo
Agora, clique no Menu Janelas/Janelas de encaixe/Estilo de cor. Pode-se criar um estilo de cor totalmente novo ou criar um estilo a partir das cores que já estão sendo usadas no documento. A segunda opção é mais útil. Pois, as cores serão associadas automaticamente aos objetos já criados no documento.


3° passo
Clique no botão: Novo apartir do documento.  E escolha entre: Nova harmonização ou Novo gradiente. Crie um Novo gradiente. Note que é possível alterar o modo harmônico como o gradiente será criado. Isso aumenta o fluxo de trabalho com estilos de cores.





4° passo
Para aplicar as cores da harmonia nos objetos: Selecione o objeto. E, na janela de encaixe Estilos de cor, clique duas vezes na cor desejada do gradiente.



5° passo
Modifique as cores individualmente. Selecione a cor na janela de encaixe e arraste o ponto para a posição desejada. Faça alguns testes e veja como é legal trabalhar com essa ferramenta.



6° passo
Agora, a melhor parte de trabalhar com o estilo de cor. Na janela de encaixe Estilos de cor, clique no ícone Pasta de Harmonização. Isso seleciona todas as cores no gradiente e os vincula a uma relação baseada em matiz.
Use o Editor de harmonização para brincar com o gradiente de cores. Observe como os diferentes esquemas de cores são refletidos automaticamente nos objetos enquanto você ajusta qualquer uma das alças redondas no Editor de harmonização.



7° passo
Como alternativa, use os padrões de harmonia para obter visuais diferentes. Escolha um dos vários tipos predefinidos. Para mais informações sobre estilo de cor. Clique aqui!



No dia-a-dia, o Designer Gráfico supera vários desafios em busca da excelência em seus trabalhos. E, sabe-se que a produtividade está diretamente ligada ao sucesso desse profissional.

Além de produtivo o Designer tem o papel de promover a comunicação entre pessoas de uma forma harmônica, bela e impactante.
O Estilo de cor do CorelDRAW facilita a organização das cores para obtenção de uma bela e impactante harmonia de cores.

Quer saber mais sobre Estilo de cor? Clique aqui!

Comente o artigo, faça uma pergunta ou compartilhe esse conhecimento.

Siga no Twitter @ClebsonDesign
Curta a página no facebook ClebsonSantos-GraphicDesigner


Clebson Santos – Graphic Designer 

segunda-feira, 27 de abril de 2015

O Que Você Precisa Saber Sobre Padrão de Cor


Qual é o padrão de cor você usa em seus trabalhos?

Uma questão que causa grande dor de cabeça em muita gente é o padrão de cor. Para entender esse questionamento é necessário saber onde se aplica o padrão RGB, e onde aplicar o padrão CMYK? Então, vou explicar de uma forma básica para um fácil entendimento.
Na vida estamos em contato constante com as cores. Em  celulares, monitores e impressos em geral. E cada um utiliza RGB ou CMYK como modo de cor padrão.

Então, O que RGB???


No padrão RGB as cores são formadas a partir de pontos luminosos, também chamados de pixels, que se baseiam nas 3 cores do espectro RGB. Onde R=Red (Vermelho) G=Green (Verde) B=Blue (Azul). E, quanto mais luz mais claro ficará.
RGB é o padrão de cores usado em monitores e TVs. Ou seja, todas as imagens e vídeos, visualizados no computador, televisores e celulares, são formadas por pontos de luz que podem ter milhões de cores diferentes. Esse é o Padrão RGB.
Assim, quando estiver trabalhando com mídia digital será usado padrão RGB. Pois, serão visualizados por Monitores ou celulares.

O que significa CMYK???


CMYK é a abreviatura do padrão de cores formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (blacK). É um padrão de quatro cores primárias, que combinadas formam cores limitadas usada na mídia impressa.
Na reprodução realística de cores, a quadricromia é limitada pela amplitude do espectro cromático do padrão CMYK. Isso quer dizer que determinadas cores visíveis pelo olho humano não podem ser obtidas pelo processo de quatro cores. Mas, isso não chega a ser um problema na maioria das aplicações práticas da quadricromia CMYK.
Na mídia impressa as cores são geradas por pigmento sobre uma superfície. Embora a mistura das cores: Ciano, Magenta e Amarelo juntas formam o preto. Pode ser inadequado em determinadas situações. As três cores juntas podem causar excesso de líquido. E, isso atrasa a secagem e aumenta o custo, sendo bem melhor utilizar tinta de cor preta.

Sua utilização é empregada em impressos gráficos onde a tinta é aplicada sobre uma superfície. E as combinações no padrão CMYK ocorrem de 0% a 100% de cada cor.


O sistema Pantone também é largamente utilizado para trabalhos gráficos. Mas, não se trata propriamente de um padrão de cor como RGB ou CMYK. E, tem-se feito muito confusão a respeito deste sistema de cor.
Antes de tudo entenda que Pantone não é um padrão de cores.

Pantone Inc. É uma empresa sediada em Carlstadt, New Jersey conhecida pelo seu sistema de cor, muito utilizado na indústria gráfica.
Pode-se dizer que Pantone é uma Tabela com amostras de diversas cores com uma numeração específica que serve de referencia para o profissional gráfico identificar a cor. Sendo muito utilizada na impressão gráfica para alcançar a cor exata, principalmente em logotipos onde a cor é muito importante.



Entender o padrão de cores proporciona ao Designer Gráfico a certeza na hora de finalizar seus trabalhos gráficos. Seja ele, para a mídia impressa ou mídia digital. Isso melhora a qualidade do produto final. O que significa: cliente satisfeito, impacto na comunicação e reconhecimento do trabalho.

Gostou? Deixe seu comentário, duvida ou sugestão.

Siga no Twitter: @ClebsonDesign
Curta nossa página:  facebook.com/ClebsonGraphicDesigner

Clebson Santos – Graphic Designer


sexta-feira, 24 de abril de 2015

3 Métodos Simples Para Você Tirar Fundo de Imagem no Photoshop

Quer extrair o fundo de uma imagem? Faça a seguinte análise: A imagem escolhida possui um fundo uniforme?  A imagem possui o fundo irregular ou a área que deseja extrair tem muitos detalhes? Depois siga o tutorial. Veja qual dos métodos melhor atende a necessidade do seu trabalho gráfico e pratique bastante os recursos do Photoshop.

1º Método: Intervalo de cores
Este método é indicado para imagens que possuem plano de fundo com cores diferentes da área que deseja extrair.

1º passo
Abra uma imagem no Photoshop, clique em Arquivo/Abrir...




A imagens tem o plano de fundo branco são ótimas para usar este método.

2º passo
Na Janela de camadas, clique duas vezes sobre a camada: Plano de fundo para desbloquear, e transforma-la em camada editável. Na janela que aparece você pode nomear a camada ou simplesmente clicar em Ok


3º passo

Agora crie uma nova camada de preenchimento. Clique em Camada/Nova camada de preenchimento/Cor sólida... Defina uma cor que tenha um alto contraste em relação a imagem que esteja trabalhando. E, no Painel camadas  clique e arraste essa camada para baixo.


4º passo
Selecione a camada onde está sua imagem e vá em Selecionar/Intervalo de cores...


5º passo
Na janela que aparece, pode-se trabalhar para obter a melhor seleção da parte que queira eliminar da imagem.



Na janela do Intervalo de cores você verá o ícone de 3 conta-gotas, use para selecionar área que precisa ser extraídas. Depois de feito isso clique em Ok. Para que uma seleção seja criada sobre a camada com a imagem.

6º passo
Com a camada que contém a imagem selecionada clique no ícone Adicionar Máscara de Vetor. Você pode editar essa máscara para melhorar o resultado final com a ferramenta Pincel. Use as cores: branco e preto para acrescentar e apagar respectivamente.



Quando eliminar todas as áreas indesejadas inverta a máscara pressionando Ctrl + I  no teclado e delete a camada de preenchimento. Pois, já não necessita mais dela.


  
2º Método: Seleção rápida
Também usada em imagens com plano de fundo relativamente simples. Tem uma maior versatilidade em relação ao 1º método. Veja o passo-a-passo.

1º passo
Abra a imagem no Photoshop clicando em Arquivo/abrir... Você também pode utilizar o atalho: Ctrl + O




2º passo
Selecione a Ferramenta  Seleção Rápida  na caixa de ferramentas do Photoshop.  Clique e segure o botão do mouse sobre o ícone na caixa de ferramentas. Você pode escolher entre Seleção rápida  e Varinha Mágica.



3º passo
Agora com a Ferramenta Seleção Rápida  selecionada, clique e araste até criar uma seleção sobre a área que deseja excluir na imagem.



4º passo
Vá ao Menu Selecionar/Modificar/Suavização. Na janela que aparece defina o raio da suavização de acordo com a resolução da imagem. Quanto maior a resolução da imagem maior será o o valor no raio de suavização que se deve usar. Clique em OK para confirmar.



5º passo
Crie uma Máscara de Camada no painel de camadas. Selecione a máscara recém criada e inverta ela com o atalho Ctrl + I  e está finalizado o trabalho.




3º Método: Caneta+Refinar Aresta
Neste método não há observações a respeito do plano de fundo. Pois, a seleção da área é feita manualmente, o que possibilidade para o Designer Gráfico definir qual área será excluída da imagem.

1º passo
Abra uma imagem mais complexa no Photoshop: clique em Arquivo/Abrir... Navegue até uma imagem cujo plano de fundo seja irregular  ou não uniforme.




2º passo
Vá até a caixa de ferramentas e escolha Ferramenta caneta. Ela cria formas editável a partir de pontos que podem ser retos ou curvados, de acordo a necessidade do trabalho.



Contorne a área da imagem que você deseja extrair criando pontos com cliques do mouse.
A possibilidade de criar arestas retas e curvas simultaneamente torna o trabalho com a ferramenta caneta, muito dinâmico, versátil e pratico.

Para que a criação do contorno fique mais definida, use os recursos de navegação que o Photoshop oferece ao usuário. Que são: Ferramenta Zoom e Ferramenta Mão.

3º passo
Após contornar a área que deseja extrair usando a Ferramenta Caneta.  Transforme o traçado em seleção clicando com o botão direito do mouse sobre a forma que foi criada. E, na opção Criar Seleção. Na janela que aparece configure as opções de criação da seleção.



4º passo
Agora, vá ao Menu Selecionar/Refinar Aresta... Com isso uma nova janela vai aparecer para que se possa trabalhar na redefinição das arestas da seleção criada.
Para obter um bom resultado é necessário conhecer os recursos desta janela do Refinar Aresta.  Siga os tópicos:

1.   Ferramenta refinar raio (expande a área de detecção)
2.   Modo de exibição (seleciona um modo de visualização)
3.   Detecção de aresta (aumenta a área do refinamento)
4.   Ajustar aresta ( controla a suavização, difusão, contraste e deslocamento da seleção criada.
5.   Saída (use o Descontaminar cor  para melhorar o resultado final)
6.   Saída para (escolha os diversos modos de saída, que podem ser uma seleção, máscara de camada, nova camada, nova camada com máscara, novo documento ou novo documento com máscara de camada).


5º passo
Com a ferramenta Refinar Raio  selecionada. Clique e araste sobre as arestas da seleção. Com isso partes com alta complexidade serão automaticamente selecionadas. facilitando o trabalho do Designer Gráfico.



Escolha um modo de Saída. E clique em OK. Veja o resultado final.

Existem outros modos para extrair uma determinada área de uma imagem. Mas, aqui estão os mais comuns para o trabalho do dia-a-dia de um Profissional da Comunicação Visual.
Pratique bastante. Pois, a repetição é parceira da aprendizagem. Use os recursos para dinamizar seus trabalhos.

Siga no twitter: @ClebsonDesign
Qual parte você gostou? Comenta ou compartilhe esse conhecimento com alguém que você sabe que precisa.

Clebson Santos – Graphic designer



quarta-feira, 22 de abril de 2015

7 passos simples para você criar imagem abstrata no Photoshop

Imagens abstratas dão um charme todo especial no trabalho gráfico. Abstratos têm um sentindo muito amplo, pois, estas imagens mexem com o cognitivo humano. E, deixa o cérebro em atividade intensa.
Trabalhos que carregam em sua composição imagens abstratas. Tem um alto nível de impacto visual, sendo muito valorizado no mercado da comunicação visual.
Alguns são muito simples de ser feito. Pois, não possui formas exatas. Acompanhe os passos...

1° passo
Abra um novo documento no Photoshop com 2950x1200 pixels, agora, crie uma nova camada. Clique no Menu camada/Nova/camada... Nomeie como abstrato.
Com a resolução de 2950x1200, pode-se aplicar as imagens produzidas em uma grande gama de trabalhos. Tenha em mente que nem sempre é necessário tem tanta qualidade na imagem.



2° passo
Escolha uma cor bem escura na caixa de cores. Selecione a ferramenta lata de tinta. E pinte a camada.
Você pode tentar fazer o tutorial com uma outra cor de fundo, isso depende muito do trabalho que está sendo executado.


3° passo
Agora vá em no Menu filtro/acabamento/reflexo de flash. Crie alguns flashes na camada. Escolha os locais onde deverão ser criados os novos pontos de flash repetindo o filtro. faço quantas vezes quiser.



4° passo
Volte ao Menu Filtro/Galeria de filtros... na janela que aparece escolha o filtro Croqui/Crome. Não é necessário modificar nenhum parâmetro nesta janela. Mas, fique a vontade para brincar e ver as inúmeras possibilidades que o Photoshop oferece ao usuário.


5° passo
Clique no Menu Imagem/Ajuste/equilíbrio de cores ou pressione Ctrl+B, mova os sliders para colorir o efeito em Tons médios. Depois selecione Realces e configure os sliders novamente.




6° passo
Volte ao Menu Imagem/Ajuste/Níveis ou pressione Ctrl+L. customize seu abstrato ate obter o tom desejado.


Com o ajuste de nível, a imagem ficará com as cores intensas. Tente fazer outras configurações e veja o resultado.

7° passo
Para finalizar o trabalho vá ao Menu Filtro/Distorção/Sucção depois Filtro/Distorção/Redemoinho. Esses filtros deixarão o trabalho com um aspecto muito interessante.

Esses dois últimos filtros trarão uma simulação de profundidade ao trabalho. E, é indispensável fazê-lo, pois, fica mais agradável aos olhos.

Existem inúmeras formas de reproduzir um abstrato no Photoshop. Todas com suas particularidades, isso torna o Photoshop uma ferramenta poderosa na criação de imagens.



Designers Gráficos precisam estar em constante evolução de seus conhecimentos.
Pesquisar, estudar e praticar novos caminhos para execução de seus trabalhos. Este é sem duvida o melhor caminho para o sucesso profissional.

Compartilhar conhecimento proporciona uma grande satisfação.

Compartilhe este artigo, deixe seu comentári e ajude o blog.

Clebson Santos - Graphic Designer

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Como Fazer Efeito Sépia Fácil no Photoshop

Efeito sépia

O efeito sépia é muito usado na decoração de ambientes, criação de álbuns fotográficos e outros trabalhos. Este efeito consiste em proporcionar um tom de envelhecimento à imagem. Assim, será muito útil saber como fazê-lo.
Apesar de ser simples, é muito importante uma boa configuração dos parâmetros de saturação, contrate e opções de mesclagem das camadas.
Acompanhe os passos, é muito fácil.

1° passo
Abra uma imagem com o Photoshop: Clique em  Arquivo/Abrir... Na barra de Menu.



2° passo
Siga ao Menu Camada, em Criar Nova camada de ajuste, e clique em Matiz/Saturação.



3° passo
Na janela de propriedade que aparece marque a opção Colorir e modifique os valores em Matiz: 45, em Saturação: 35.



4° passo
Volte ao Menu Camada, em Nova camada de preenchimento/Cor sólida. Renomeie a camada para Ruído, escolha uma cor cinza para o preenchimento, neste caso use: R:122 G:122 B:122. E clique em OK para confirmar.




5° passo
Para que o filtro Ruído funcione, Rasterize a camada. Bem, para isso clique com o botão direito do mouse. E, em Rasterizar camada.

6° passo
Clique no Menu Filtro/Ruído/Adicionar Ruído. Na janela que aparece configure os parâmetros: marque as opções: Gaussiana e Monocromático. Assim, o ruído ficará com um aspecto ideal para o tipo de trabalho que está sendo feito.


7° passo
Agora, altere o modo de mesclagem para Sobrepor. Com isso, o trabalho começa a ter uma característica visual típica de uma foto envelhecida. Mas, pode-se melhorar o resultado diminuindo a Opacidade da camada para 35%.


8° passo
Clique com o botão direito sobre a camada Ruído, e duplique-a. Volte ao Menu Filtro/Desfoque/Desfoque de movimento. Não é necessário fazer alterações. Apenas confirme clicando em OK.



Bom, com isso o efeito sépia na imagem está finalizado, e o resultado é excelente.


Esse efeito é ótimo para trabalhos decorativos em ambientes em que, é preciso expor fotos. Melhorando o contraste seu trabalho.

Existe várias outras formas para aplicar o mesmo efeito no Photoshop. Mas, esse tutorial servirá de base para o efeito sépia. O designer precisa descobrir formas e caminhos para executar determinados trabalhos. E por este motivo é necessário está em evolução constante.

Gostou? Deixe seu Comentário ou Compartilhe.


Clebson Santos – Graphic Designer